Mercúrio no Mapa Astral (Personare)

Published Março 8, 2013 by sofiafurtado

 

Aqui vos deixo um artigo da Personare

 

Para a Astrologia, Mercúrio é o mensageiro, o intérprete e o tradutor de tudo aquilo que está dentro da mente e do coração do homem. Representa também tudo que é formulado por meio dos seus pensamentos, além de captar o que está fora da mente do homem. De acordo com a posição de Mercúrio nas diferentes casas astrológicas, é possível distinguir o equipamento mental de cada um: o modo de falar e de escrever, os gestos, os movimentos, as habilidades manuais e mentais, o início dos relacionamentos e dos aprendizados e, em alguns casos bem raros, a arte da comunicação.

O estudo dos planetas nas doze casas personaliza o Mapa Astral. Um planeta num determinado setor atua completamente diferente do que se estivesse em outro, portanto este estudo é essencial para o conhecimento profundo de uma personalidade. Segundo Howard Sasportas (grande astrólogo inglês), “as casas mostram áreas específicas da vida ou em que campos de experiência tudo está acontecendo. Uma comparação bem simples seria: os planetas mostram o que está acontecendo, os signos mostram como está acontecendo e as casas mostram onde está acontecendo”, explicou Howard.

Vale lembrar que nada pode ser estudado no campo da Astrologia, sem o conhecimento da lei das polaridades. Essa teoria sugere que tudo é e não é ao mesmo tempo. Os planetas representam campos de forças, energias que pulsam dentro de nós – ou melhor, que nos definem. E como campos de energia que são, atuam em pólos opostos. Somos a expressão destas energias planetárias que vibram em nosso mundo interior, componentes da nossa estrutura mental. Fazer funcionar estas formas energéticas como qualidades ou defeitos, como acertos ou erros, como um bem ou como mal, dependerá da boa ou da má utilização que soubermos fazer, ou da sabedoria na escolha.

 

MERCÚRIO NA CASA 1

Utilização Positiva

Estas pessoas têm uma identificação profunda com os traços de uma personalidade jovial. Justificam suas ações com racionalidade e normalmente tentam afirmar sua individualidade por meio da fala, do pensamento e do intelecto. Dotados de grande versatilidade, são capazes de abrir um leque cada vez maior de interesses, encadeando um assunto ao outro, num processo contínuo de aprendizado crescente e enriquecedor. Demonstram um grande interesse em ler e escrever, além de muito empenho em comunicar-se. Seu raciocínio é lógico, alerta, interessado e adoram trocar ideias e informações com os que estão ao seu redor.

Utilização negativa

De natureza oscilante, sua mente divide-se entre múltiplas situações e experiências. São incapazes de ler um livro até o fim. Entram em cursos, mas nunca os concluem; planejam projetos que nunca realizam – tudo porque sua instabilidade mental ocasiona uma grande descontinuidade. Querem aprender, mas dispersam seus interesses em várias direções, não conseguem dar sequência a nada e, consequentemente, os seus objetivos se enfraquecem. Portador de uma linguagem ferina e mordaz, pode partir para a luta verbal sempre que se sente pressionado.

MERCÚRIO NA CASA 2

Utilização Positiva

Indivíduos com esta posição percebem o valor e o benefício que o dinheiro traz. Sagazes e cautelosos possuem uma invulgar habilidade para lidar com finanças e posses. Bons negociantes e investidores, costumam ter ideias para montar negócios rentáveis. Sua segurança mental é adquirida por meio do acúmulo de conhecimentos, informações e da utilização prática do aprendizado. Possuem um talento incomum para desenvolver um sistema de valores e muito senso prático. Existe um grande interesse em aprender novos métodos de organização e desenvolvimento financeiro.

Utilização negativa

Mercúrio mal desenvolvido nesta casa caracteriza indivíduos mais desorganizados e inconstantes em assuntos financeiros, isto porque a superficialidade e a volubilidade do planeta impedem a necessária dose de paciência e constância para organizar um negócio prático e lucrativo. Algumas pessoas, quando utilizam negativamente o planeta, podem desenvolver uma índole um tanto duvidosa, principalmente ao lidar com recursos financeiros. Existe a possibilidade de serem desonestos com as finanças de terceiros. Na ânsia de ganhar dinheiro fácil, surge a figura negativa do “metido a esperto”, que pode atuar em várias áreas de interesse.

MERCÚRIO NA CASA 3

Utilização Positiva

Mercúrio nesta posição caracteriza indivíduos muito versáteis, capazes de lidar com muitos assuntos e pessoas diferentes. Dotados de mente ágil, têm grande capacidade de assimilar facilmente tudo que veem, ouvem ou leem. Sua presença de espírito torna-os capacitados para debater com bastante interesse os mais diversos assuntos, tendo sempre respostas rápidas a respeito de quase tudo. Estas pessoas costumam ser bem falantes e capazes de vender suas ideias, planos e projetos, devido à facilidade de usar bem as palavras. Nos casos de pessoas com maior nível de maturidade, surgem as figuras dos grandes comunicadores e dos bem sucedidos profissionais da mídia.

Utilização Negativa

Mercúrio mal desenvolvido propicia uma mente instável, dividida e indecisa. Essa pessoas perdem constantemente a concentração ao pensar, falar ou escrever. Elas dispersam-se facilmente devido ao excesso de atividades que iniciam, interrompendo tudo o que começam por falta de foco. São aquelas que leem apenas a orelha dos livros, obras condensadas, decoram pequenas frases de efeito, mas omitem o nome do autor. Gostam de dar a impressão de que sabem, sem, no entanto, ter profundidade sobre o assunto escolhido. É a mente coletora de trivialidades e de informações inúteis, que despeja palavras pomposas, mas cujo significado desconhece.

MERCÚRIO NA CASA 4

Utilização Positiva

Nesta configuração, o lar é o lugar onde surge o hábito de ler e estudar desde criança. Reuniões, debates, atividades educativas e até trabalhos profissionais podem ser desenvolvidos em casa. Indivíduos com Mercúrio neste setor desenvolvem uma excelente memória e uma capacidade de análise e assimilação dos fatos que ocorrem no lar e no país. Essas pessoas têm grande capacidade de adaptação, habituando-se rapidamente aos costumes e hábitos do lugar em que estão. Na segunda parte da vida, há grande chance de manter a jovialidade e bons relacionamentos entre os familiares. Este posicionamento também é uma indicação de longevidade, pois no decorrer da vida, essa pessoa cultiva o hábito saudável de manter-se física e mentalmente ativa.

Utilização Negativa

Mercúrio mal desenvolvido neste setor pode ocasionar uma vida instável e sem objetivos. Muitas vezes, nos primeiros anos, a infância foi inquieta e perturbada por constantes problemas de moradia ou por frequentes discussões em casa. A comunicação e a expressão são prejudicadas e marcadas por emoções vividas no passado, quando problemas havidos na família e os sentimentos ali gerados causaram situações instáveis. A mente do indivíduo com Mercúrio na casa 4 torna-se variável como o ciclo lunar: ora fantasiosa, ora dando margem a histórias inconsistentes e mentirosas. É comum encontrarmos pessoas com este posicionamento que padecem de estresse e déficit de atenção.

MERCÚRIO NA CASA 5

Utilização Positiva

Esses indivíduos são portadores de uma mente bastante criativa e vibrante, e comunicam seus pensamentos com um certo brilho solar. Adoram estar envolvidos com diversões e jogos intelectuais, pois acreditam que, mesmo quando estão nos momentos de lazer, é possível aproveitar o tempo aprendendo. Muitos desenvolvem seus próprios talentos e artes, portanto, é comum vê-los envolvidos com atividades ligadas ao intelecto. Pessoas com Mercúrio nesta posição têm uma vida romântica e plena de afeto. Seus envolvimentos amorosos são determinados muito mais por uma afinidade intelectual do que apenas por uma atração física. Sentem-se atraídos por pessoas mentalmente jovens, dinâmicas e comunicativas.

Utilização Negativa

Pessoas com esta configuração mal desenvolvida têm grande dificuldade em demonstrar afeto verdadeiro. Raramente se aprofundam nos seus relacionamentos, devido a uma natureza pueril, superficial e carregada de duplicidade. Nestes casos, é praticamente impossível, ter e manter um romance. Não se concentram num único amor, estão sempre “pulando de galho em galho”. Dada sua repetitiva descontinuidade, atiram em várias direções, matriculam-se em vários cursos de diversas modalidades de artes, não completam nenhum deles e continuam insatisfeitos, sem saber qual é o seu pendor verdadeiro. Vivem na inquietação por um talento não encontrado. Em casos mais graves, arriscam-se amadoristicamente em diversas formas especulativas e jogos de azar.

MERCÚRIO NA CASA 6

Utilização Positiva

Indivíduos com esta posição são dotados de grande habilidade mental, o que os torna capazes de estruturar e organizar o meio em que vivem. Preferem estar ocupados em atividades que exijam detalhes, precisão e objetividade, como assuntos que exijam dedução e minúcia. Estas pessoas são muito exigentes, perfeccionistas, detalhistas e não medem esforços para atingir o autoaperfeiçoamento. Preferem atividades que despertem curiosidade e movimento, podendo exercer até mais de duas funções paralelamente. Dedicam-se com grande esmero e uma sábia humildade a qualquer atividade em que estejam envolvidos. São valiosos justamente porque se colocam à disposição de suas tarefas, sem se sentir inferiorizados.

Utilização Negativa

Nesta configuração aparecem os famosos “workaholics”, que vivem numa compulsiva e obstinada roda de afazeres e deveres que nunca chegam ao fim. A sua irrefletida necessidade de se manter ocupado, acaba prejudicando sua vida pessoal, bem como sua saúde. Por isso, é muito comum estes indivíduos virem a ter problemas relacionados ao estresse. Habitualmente não sabem dizer não quando são solicitados. Na ânsia irrefletida de ajudar, acabam confundindo servir com subserviência. Na área da saúde podem ficar obcecados com sintomas de doença, são os famosos hipocondríacos que veem ameaças graves em qualquer reação estranha do corpo.

MERCÚRIO NA CASA 7

Utilização Positiva

Indivíduos com esta configuração adoram estar ao lado de alguém, partilhando uma união em que haja bastante diálogo e troca de informações. Essas pessoas têm muito o que aprender e ensinar. Por intermédio dos relacionamentos, desenvolvem o sentimento de um amor com toques fraternais. Nas relações, o fogo da paixão dá lugar a uma camaradagem que resiste melhor ao longo do tempo. Excluem de seus repertórios sentimentos passionais, como a raiva e o ciúme, e tratam os problemas afetivos sob o prisma da razão e da lógica. Pessoas com este posicionamento têm uma preferência por parceiros intelectualmente vibrantes e comunicativos, por vezes mais novos, que partilham um interesse diversificado pela cultura, pois se reciclam mentalmente, na medida em que o cônjuge os estimula com conversas interativas.

Utilização Negativa

Indivíduos com Mercúrio mal desenvolvido na casa 7 têm dificuldade em estabelecer um vínculo de compromisso estável. Isso porque sentem uma necessidade de variação de envolvimento mental com pessoas diferentes. Portanto, podem achar que a ideia de casamento representa a estagnação de sua mente e a prisão de seus movimentos. Mas quando casam, esperam que os parceiros pensem, falem e tomem decisões por eles. Costumam se envolver com pessoas erradas e, constantemente, julgam com intolerância as características do parceiro. Seu senso crítico é baixo, são desatentos aos detalhes e “volta e meia” estão em dificuldades com a justiça. Nas uniões afetivas e nas sociedades de negócios a história se repete, afinal, quando o Mercúrio é usado de uma maneira negativa, atrai toda forma de confusão legal.

MERCÚRIO NA CASA 8

Utilização Positiva

Pessoas com Mercúrio na 8ª casa do Mapa têm a mente profunda, penetrante e habilitada a lidar com temas mais densos e complexos. Os variados assuntos ligados à vida espiritual também são de seu agrado. Vivem querendo descobrir a chave do “baú do inconsciente”. Falam com segurança e assertividade sobre assuntos considerados tabus. Escolhem a dedo o que é proibido ou velado como: sexo, morte, questionamentos psicológicos, temas subjetivos e preconceitos. São estrategistas inatos, de mente analítica, observadora e super atenta. Planejam tudo com grande cuidado para que possam atingir o alvo desejado, sem nenhuma possibilidade de erro. Em alguns casos, podem organizar e montar negócios associativos e propiciar grandes lucros a todos os sócios.

Utilização negativa

Com Mercúrio mal utilizado nesta posição, a pessoa pode ser dona de uma língua ferina, sarcástica e aquela que não hesita em magoar profundamente o outro quando quer se vingar. Há uma tendência obsessiva de manipular a maneira de ser e pensar das pessoas, tentando dominá-las, para que elas sigam e concordem com suas ideias e ações. Resistem às mudanças e às ideias dos outros, e têm um mórbido prazer de controlar, inibir e influenciar por meio de seus pensamentos. Correm o risco de passar por sérios e traumáticos desentendimentos com associados ou parentes, por causa de questões legais, contratuais, heranças ou testamentos. Fascinados pelos assuntos ligados à sexualidade, leem, escrevem e vivem à procura de relatos que contenham algum tipo de informação para abastecer a sua curiosidade insaciável e recorrente sobre estes temas.

MERCÚRIO NA CASA 9

Utilização Positiva

Pessoas com Mercúrio na casa 9 são apreciadoras da cultura humanística e de tudo que esclareça sobre o significado de campos mais amplos da existência, tais como: filosofia, metafísica, religião, ética, moral, entre outros. Estar lendo, pesquisando ou estudando é o estilo ideal para este indivíduo, pois pretende levar uma vida intelectual mais rica e produtiva. Gosta de ensinar e compartilhar o conhecimento, tem grande capacidade de convencimento, uma invulgar eloquência para transmitir o que aprendeu e reunir pessoas em torno de um mesmo projeto. Muitas vezes, busca nas viagens longas contatos mais íntimos com outras culturas e costumes, para que possa expandir suas experiências.

Utilização negativa

Indivíduos com Mercúrio mal utilizado nesta posição, demonstram um exacerbado esnobismo intelectual e acreditam ser detentores do saber e da verdade. Estes indivíduos vivem discursando aos quatro ventos o certo e o errado, exibindo vaidosamente uma integridade pessoal irretocável, embora, por baixo da máscara de moralidade, encontra-se apenas um moralismo “frouxo e vazio”. A mente de pessoas com Mercúrios negativos varia entre o ceticismo e uma exagerada superstição. É difícil estes indivíduos conseguirem um meio termo entre o pensamento e a prática religiosa, sem cair no dogmatismo. Sua mente vive em conflito, sendo a causa de frequentes mudanças de credo e religião.

MERCÚRIO NA CASA 10

Utilização Positiva

Indivíduos com Mercúrio na casa 10 possuem a mente concreta, objetiva e direcionada para o social e a carreira. Gostam de planejar suas metas para atingir um patamar mais elevado na profissão. Dotados de grande sociabilidade e de uma maneira de falar que influencia positivamente sua reputação, “vendem” bem suas ideias e projetos, podendo vir a ser apreciados no mais alto escalão. Desenvolvem qualidades profissionais para profissões que tenham destacada evidência e, muitas vezes, estes mercurianos exercem mais de uma função profissional, devido à grande versatilidade deste planeta.

Utilização Negativa

Indivíduos com Mercúrio mal desenvolvido na 10ª casa, muitas vezes, pecam pelo excesso de formalidades e valorizam apenas as “regrinhas sociais” e as aparências exteriores. Muitas vezes, possuem uma ambição desproporcional e uma ganância exagerada pelo poder e pelo status. Têm uma forma de pensar autorreferente, topam tudo para chegar às suas metas, ou seja, praticam o dogma que advoga que “os fins justificam os meios”. Frequentemente, assumem responsabilidades incompatíveis com sua capacidade, levando-os, assim, a possíveis fracassos, quedas e impopularidade.

MERCÚRIO NA CASA 11

Utilização Positiva

Indivíduos com Mercúrio na casa 11, em geral, têm a mente ágil, criativa, original e com considerável grau de independência. Gostam de estudos ou abordagens diferentes do comum e, muitas vezes, o conhecimento é aumentado quando se reúnem em grupos que tenham os mesmos interesses e necessidades. A vida em geral é expandida por intermédio de amizades, que eles procuram e “encontram” em todos os lugares que andam. Mercúrio na casa 11 desenvolve o verdadeiro espírito de amizade. O amigo eleito torna-se “irmão” e o irmão de sangue vira amigo. Desta forma, sentimentos de fraternidade, solidariedade e humanitarismo tomam especial força e preeminência com este Mercúrio.

Utilização Negativa

Em geral, os indivíduos com Mercúrio de 11ª casa negativo vivem revoltados contra a ordem exercida ou com qualquer tipo de autoridade. Para eles o que importa é ser do contra, mesmo que o motivo seja injustificado. Estes indivíduos também podem ser teimosos e radicais em suas ideias, além de detestarem qualquer possível interferência alheia em suas vidas. É possível que tenham um prazer estranho de estar sempre em desacordo com tudo e todos. São conhecidos pelo famoso “espírito de porco”. O nervosismo e a inquietação interiores são marcas negativas desta configuração, caracterizando pessoas radicais, bruscas e, muitas vezes, imprevisíveis. Vivem numa voltagem acima da sensatez, ocasionando distúrbios no sistema nervoso.

MERCÚRIO NA CASA 12

Utilização Positiva

Indivíduos com Mercúrio na casa 12 têm grande fertilidade mental, imaginação criativa e podem vir a ter uma inspiração poética e musical. Em algumas situações, são também pessoas afáveis, gentis e delicadas no trato com os outros. Existe também uma capacidade de escutar com muita atenção e de se colocar disponível. Durante uma conversação, são receptivos à linguagem corporal e às nuances sutis, percebendo detalhes “secretos” que os outros ignoram. Pessoas com este posicionamento são muito discretas para falar de si mesmas, preferindo silenciar a revelar intimidades. Sua comunicação é sutil, carregada de emoção, charme e sensibilidade.

Utilização Negativa

Indivíduos de Mercúrio negativo, neste posicionamento, sugere uma constante batalha entre a mente intuitiva e a mente concreta, pois há uma contínua oscilação entre o real e o abstrato. Essas pessoas tendem a desenvolver fantasias e expectativas irrealistas da vida e, como são inquietas e instáveis, esquivam-se de responsabilidades. Estes indivíduos acham que é muito mais interessante estar com a “cabeça nas nuvens” e escapulir o tempo todo, do que fazer algo sério e produtivo. Muitas vezes, gostam de “florear” a realidade, contam mentiras ou inventam histórias infundadas como se estivessem participando do roteiro de algum filme. Uma outra faceta deste Mercúrio negativo, são as inúmeras reações nervosas e emocionais de fundo psicossomático.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: