Nivel Evolutivo de Balança por Antonio Rosa

Published Dezembro 14, 2012 by sofiafurtado

 

1º nível de evolução:

Vive-se a primeira experiência amorosa, o encontro do Eu com o Outro. O primeiro impacto de relacionamento emocional frente a alguém com quem me identifico.
2º nível de evolução:
O Outro aparece como meu espelho e complemento. Neste nível vive-se a lenta, conflitual e fundamental experiência da aprendizagem do Amor. Quando, ao projectar-me emocionalmente por identificação, o outro me devolve a face obscura do que de mim não sei. O outro é o espelho do que de mim me falta saber. A dor de amor acontece sempre que o espelho não me devolve o melhor de mim, quando me reduz em vez de ampliar. Há que partir o espelho e aceitar uma dolorosa recuperação emocional. A maturidade amorosa consiste em inteligir este processo. Ao denunciar o irrealismo da projecção e a ilusão da expectativa, só então se atinge o equilíbrio amoroso, nascido de uma recuperação interior, de uma centragem emocional, de uma conquista de liberdade. O Amor acontece quando por ressonância o outro me devolve quem eu sou. Quando o seu olhar sobre mim me amplia e revela a minha maior dimensão. Do prazer de reconhecimento de mim no outro nasce uma empatia, a verdadeira emoção venusiana.
3º nível de evolução:
É a vivência do Amor. O prazer de relacionamento sentido como troca, no dar e receber em liberdade. A tensão amorosa «eu-outro» é a força actuante do encontro comigo, a consciência do «um-a-dois». Quando o que não podemos saber de nós próprios sozinhos o ser amado pelo seu amor nos revela. Só o Amor faz sair o Eu da sua prisão interior, do seu separatismo solitário. Só o Amor liberta da divisão do mundo. Por ser o pólo exterior da minha imagem interior, o outro completa e fecha o ciclo da minha identidade.
Antonio Rosa

Deixe uma Resposta

